quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Legião Urbana

A história da Legião inicia-se em 1978 com a separação do grupo punk Aborto Elétrico, fundado e liderado por Renato Russo. Dele, fizeram parte: Fê e Flávio Lemos (hoje no Capital Inicial), André Pretórius (Plebe Rude) e Ico Ouro Preto.

A primeira formação da Legião, apresentava: Renato no baixo e vocais, Marcelo Bonfá na bateria, Eduardo Paraná na guitarra e Paulo Paulista nos teclados. Em 1983, Eduardo e Paulo deixam a Legião. Ico assume a guitarra sendo substituído em 83 por Dado Villa Lobos.

A Legião tornou-se conhecida quando começou a tocar fora de Brasília participando de shows como os do Circo Voador no Rio de Janeiro (onde os Paralamas se apresentaram também no início da carreira). Suas primeiras canções eram, em sua grande parte, herdadas do Aborto, tais como: Que País é Este, Conexão Amazônica, Geração Coca-Cola, Ainda é Cedo, Química (música que os Paralamas, gravaram em seu primeiro CD, o Cinema Mudo), entre outras.

PARALAMAS E LEGIÃO



A história conjunta das 2 bandas começa em Brasília com os amigos Herbert, Bi Ribeiro, Dado e Renato. A primeira "união profissional" ocorre quando os Paralamas gravam Química, música de Renato, no primeiro LP: Cinema Mudo.

Após ter assinado com a EMI, os Paralamas apresentam uma fita demo da Legião, puxada por Geração Coca-Cola. Como não podia ser, a fita é aprovada e a Legião assina também com a EMI (as 2 bandas mantiveram-se sempre com a EMI até hoje) e a Legião lança o primeiro LP, Legião Urbana.



Num show, o próprio Renato disse ao tocar Geração Coca-Cola: "Essa música é dedicada aos Paralamas. Vocês são nossos padrinhos, não se esqueçam disso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário